sábado, abril 26, 2008

etnias

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e na África do Sul, o racismo, como ideologia, foi uma forma transitória de justificativa da ordem social da escravidão ou colonização, primeiro, e depois do colonato, servidão ou parceria. Ou seja, a subordinação e a sujeição política e econômica dos negros foram, primeiro, justificadas pela conquista e pela força dos senhores, e apenas mais tarde pela inferioridade biológica e/ou cultural dos sujeitados, antes de passarem a ser justificadas pela pobreza e pelas características individuais e grupais dos sujeitados. Os Estados Unidos foram, entretanto, dentre os três, o primeiro país a constituir-se como um Estado de direito e a justificar a desigualdade dos indivíduos apenas a partir de suas características imanentes (força, ousadia, ambição, perseverança etc.), que emergem em situação de competição em mercados livres. Tal fato, junto com a resistência da população branca em aceitar a completa igualdade de direitos dos ex-escravos, acabou por facilitar a aceitação de uma doutrina racista para justificar a limitação dos direitos dos negros. Os Estados Unidos abrigaram pois, por um tempo, uma dualidade de ordem jurídica num mesmo Estado de direito. O modo completo, ainda quando dual, como se desenvolveu tal Estado de direito foi, talvez, o responsável pelo fato de que nos Estados Unidos o racismo, como sistema jurídico, pudesse ser facilmente desmantelado e revertido, no âmbito do próprio sistema jurídico, sem necessidade de uma grande transformação do sistema político, ou uma reconstrução da nacionalidade. Quando a ideologia do racismo deixou de ser legítima, deixou também, em pouco tempo, de ser legal, e o racismo como sistema passou a ser atacado também por políticas públicas de correção.

sexta-feira, abril 25, 2008

Língua

Nos Estados Unidos a língua falada é o inglês e a segunda língua é o espanhol. O número de pessoas que falam espanhol cresceu 62% em relação a 1990, ultimos dados feitos em 2000.
A língua espanhola é usada por cerca de 28,1 milhóes de pessoas.
O português ficou em 11º lugar, com 564.630 pessoas.Quase um em cada cinco habitantes dos Estados Unidos fala outra língua em casa que não o inglês. A população total do país é de pouco mais de 292 milhões de pessoas.
Os números do censo mostram que cerca de 47 milhões de pessoas maiores de 5 anos não têm o inglês como língua nativa, o que corresponde ao dobro de dez anos atrás.
Alguns números de línguas faladas nos EUA:
Espanhol: 28.101.052
Chinês: 2.022.143
Francês: 1.643.838
Alemão: 1.382.613
Tagalo (Filipinas): 1.224.241
Vietnamita: 1.009.627
Italiano: 1.008.370
Polonês: 667.414
Árabe: 614.582
Português: 564.630
Japonês: 477.997

Povos que abitaram antes da descoberta da Améria

Alguns historiadores afirmam que povos da Ásia popularam a América, muito antes dos europeus chegarem aqui.
O continente que hoje chamamos de América começou a ser povoado há milhares de anos. Estudiosos falam em 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Quanto mais retrocedemos no tempo, mais raros os vestígios.
Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Povos que viveram mais recentemente deixaram grandes obras: pirâmides, templos, cidades.
Alguns, como os maias e os astecas, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados.

Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes destas terras vieramda Ásia, hipótese que pode ser comprovada pela grande semelhança física entre índios e os mongóis.

Localização Geográfica



Estados Unidos é o terceiro país mais extenso do mundo. Tem 50 estados e um distrito federal, configuram uma extensão de mais de 9.000.000 de quilômetros quadrados. Estados Unidos tem fronteiras ao norte com Canadá, ao sul com México, ao oeste com o Oceano Pacífico e ao leste com o Atlântico.

A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte.


Washington, DC é a capital dos Estados Unidos da América.


DC é a abreviação de Distrito de Columbia, onde a cidade está localizada. O nome oficial da cidade em inglês é Washington, D.C., enquanto que seu nome completo é Washington, District of Columbia.
O nome do país é freqüentemente referido pelas siglas USA ou US (em inglês) e EUA (em português).

Panorama Atual


As perspectivas para o mercado de combustíveis, se tudo continuar como está, não são positivas. O petróleo e demais fontes fósseis de energia estão com os dias contados. Segundo especialistas, as reservas atuais darão conta do abastecimento mundial por mais apenas 40 anos.



Por conta deste panorama, o mundo todo começa a investir seriamente em outras fontes prováveis de energia que já vinham sendo estudadas no passado, sejam as opções a produção de biocombustíveis, o melhor aproveitamento de gás natural ou qualquer outro combustível renovável e não-poluente.